Sou educadora em duas escolas, uma situada em Belém e a outra em Ananindeua região metropolitana de Belém. Em ambas tenho turmas do 3º ano, e algumas semanas atrás passei com essas turmas a Soma de Gauss. Para melhor compreensão adotarei a legenda, de 3A para a turma de 3º ano da escola de Ananindeua, e 3B para a turma de 3º ano da escola de Belém.
Com a turma 3A, escrevi no quadro os números de 1 até 20, e perguntei a eles quais as formas poderíamos somar aqueles números para chegar a 20, eles começaram a somar desmembrando os números, por exemplo: 12 + 8 eles diziam "tia, separamos o 10 e somamos 2+8 que é 10 e somamos com os 10 que dá 20". E os alunos que entenderam dessa forma começaram a ensinar os outros colegas a somar da mesma forma. Foi então, que terminando de somar os números que estavam no quadro, eles tiveram a ideia de somar para aumentar a "linha de números" como eles chamaram e assim os números foram crescendo. Aqui caros educadores, nos deparamos com um dos pontos da nossa abordagem pedagógica "O Fim", os alunos foram além daquele resultado, e a partir do conhecimento que foi construido tentaram obter outros resultados.
Já com a turma 3B, escrevi no quadro de 1 até 10 e os alunos começaram a somar, juntando os números e transformando em números grandes ou como diz Bob e Ellen Kaplan "Big numbers", e a cada soma ocorria um ataque de risos na sala. Eles estavam se divertindo, e muito, no inicio da aulinha uma aluna que estava tímida foi incentivada pelos coleguinhas a participar e depois que começou, não queria mais parar. Foi uma aula com resultados inesperados contudo muito divertida, A educadora Ana Júlia Maia, me acompanhou nesta aula e a ela o crédito pela foto.
Segue as imagens dos quadros coloridos, e divertidos.
Quadro da turminha 3A. |
Quadro da turminha 3B. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário