Boa noite pessoal,
hoje iniciamos as aulas com as turmas de 3º e 4º anos da escola CEU Jaguaré.
Iniciei a atividade perguntando se todos gostavam de dançar e se alguém já tinha pensando em ser bailarina/o. Pedi então que alguma destas crianças fizesse o passo inicial da bailarina (assim como o nosso queridíssimo Cleiton apresentou no workshop) e em seguida perguntei se a bailarina dançava pelo ar. Eles disseram que ela dançava em cima de um palco e que, não só isso, havia um espelho no palco também.
(Um parênteses: Achei que o espelho seria uma boa forma de na próxima aula linkar esta atividade com os números negativos, gostaria que vocês opinassem sobre isso, por favor :D)
Como era meu primeiro contato com a turma, anotei o nome deles na lousa e, logo após desenhar a bailarina, seu espelho e seu palco, perguntei: "Quantos nomes anotei na lousa?" e eles me responderam 10. Coloquei o número um pouco mais afastado da bailarina e perguntei se além daquele que estava na lousa, a bailarina fazia outro passo de dança. Entre muitas sugestões surgiu a palavra SALTO. Perguntei quantos saltos eles achavam que a bailarina deveria dar para chegar ao número 10 e eles imediatamente disseram "10 SALTOS!". Desenhei os saltos e pedi para cada um ir na lousa e preencher os números do "palco". Após as 9 crianças preencherem do número 1 ao 9, eles disseram: "Professora, o Ryan não escreveu na lousa!". Eu respondi "Poooxa, é mesmo... mas será que não sobrou nenhum número pro Ryan?". Depois de algumas observações eles disseram "Já sei professora, ele pode desenhar onde a bailarina está parada, no ZERO!", e assim todos escreveram um número da reta.
Antes de chegarmos a formalização, perguntei quais sinais matemáticos eles conheciam, e montamos uma espécie de tabela:
MAIS +
MENOS -
DIVIDIR :
VEZES x
Após isto, analisamos as possibilidades da bailarina chegar no final (número 10), ou seja, indo de 1 em 1, 2 em 2, 3 em 3, ... trabalhando assim os conceitos de adição e subtração. É importante lembrar que quando escrevia a conta 1+1+1+1+1+1+1+1+1+1, escrevia 10 VEZES O 1 e o VEZES, posteriormente foi substituído pelo x.
E assim iniciamos as turminhas aqui em São Paulo.
Abraços a todos.
Jack
Que lindo, Jack! Parabéns pela aula e pela organização do quadro!
ResponderExcluirConcordo que vc terá um ótimo gancho para os números negativos, as crianças podem imaginar uma outra bailarina dentro do quadro, e para diferenciar uma de outra, usar uma notação ou um símbolo (que eventualmente pode chegar na notação negativa e positive)... Dá pra criar muita coisa, tenho certeza que vc vai dar um show com as crianças! Beijos
Genial, Jack!!! Os alunos vão pirar quando você pedir pra eles entrarem no "mundo do espelho"!!
ResponderExcluirObrigada Paloma!!!! Issooo, eu pensei nisso mesmo. Tipo F para frente do espelho e T para trás, algo do tipo. Dyego, super bacana!!!! Não tinha pensado como "mundo do espelho", agradeço muito pela sugestão! Muito obrigada pelos comentários, seus fofos! Beijos
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirJack, que baita ideia! Amanha começarei com as minhas turminhas aqui em Porto e com certeza vou lembrar das tuas dicas! Adorei.
ResponderExcluirBeijo Jordana
Obrigada Jordana! Que bom que gostou!!! E deu tudo certo com as turminhas? Espero que sim! Beeeeeeeeeeeeijos, Jack
ResponderExcluir