Venho compartilhar uma atividade já descrita aqui pelo Vinicius Sbaiz.
Nessas turmas especificamente levei um tempo maior para conseguir alcançar o resultado, mas no final deu tudo certo,
Na primeira aula perguntei diferentes formas de dividir o bolo em 4 pedaços, já que na festa estariam eu e mais 3 pessoas. As sugestões dos alunos foram:
Assim, todos os pedaços estavam eram do mesmo tamanho, mesmo em diferentes formas geométricas.
Na terceira aula trabalhamos a ideia de equivalência, mas discutida na seguinte forma:
Se eu comer 1 pedaço de 1 bolo dividido em 2 pedaços, quantos pedaços eu terei que comer de um outro bolo dividido em 4 pedaços para comer a mesma quantidade?
Desenhei na lousa os bolos divididos e pedi que eles pintassem a quantidade e escrevessem o número de pedaços que comeu, ou seja, se ele comeu 2 pedaços de 4, comeu 2/4, e assim por diante:
Na aula seguinte, levei a reta dos números e pedi que eles posicionassem os números 1/2, 1/4. 1/8, entre outros na reta. Uns ajudavam aos outros a preencherem os números e quando surgia alguma dúvida eu sempre retomava a ideia do bolo: " Se eu como 1/4 e você come 1/2, quem come menos?" E eles diziam "Você, professora!". "Então qual número é maior? 1/4 ou 1/2?" e assim eles mesmos iam posicionando e se corrgindo, foi muito bom!
Obs: Como eles ficaram bastante agitados ao colocar os números na reta, não consegui tirar muitas fotos. rs.
Fiquei muuuuito contente que eles entenderam de fato esse conceito! Vale ressaltar que é preciso muita paciência, que é preciso caminhar no ritmo das crianças para que suas descobertas fiquem muito claras! Vale muito a pena cada segundo.
Até a próxima!
Abraços,
Jack :)
Jack, parabéns!
ResponderExcluirMuito bom ver como você conduziu sem presa, sem pressão por 'fazer a atividade' (não podemos cair na mesma armadilha da pressão por cobrir o programa como acontece na maioria das aulas tradicionais). Excelente como vocês trabalharam a questão ao longo de varias aulas como fazem o Bob e a Ellen, e as crianças tiveram a oportunidade de construir esse conhecimento com confiança, de realmente se apropriar do conceito elas mesmas.
Colegas prestem atenção neste relato da Jaquellyne
Muito obrigada Angels, fico muito feliz! Tentamos ao máximo seguir o ritmo das crianças, acompanhando a turma no processo de aprendizagem e formalização. Espero que o que elas adquiriram as acompanhe pelo resto da vida :)
ResponderExcluirMais uma vez obrigada!
Beijos, Jack.