Oi, pessoal!
Agora que as aulas de Brasília estão voltando, resolvi fazer uma postagem com o que eu já havia conversado com os educadores de Brasília e com a Aladya. (Tentarei postar sempre que puder de agora em diante)
Bom, no Círculo da Matemática, nós temos a atividade do sanduíche (podendo ser bolo, pizza, o que for) de diversas formas geométricas e possuir a questão de como dividir em partes iguais para X pessoas. Aprofundando mais, como ficaria cada parte do sanduíche em fração. Além de outros aprofundamentos que podemos inserir nessa atividade.
Em uma postagem do 9GAG, 9gag.com, pelo Facebook, eu vi uma ideia diferente de como cortar o bolo.
Penso que após darmos a aula do sanduíche, poderíamos fazer uma aula com uma relação "gastronômica".
A pergunta seria:
Quando cortamos um pedaço de bolo, normalmente fazemos dois corte em direção ao centro e assim, conseguimos o pedaço de bolo. Mas aí, duas partes do bolo ficariam secas, pois teríamos a subtração do pedaço. Ficaria na geladeira e o frio entraria em contato com as partes abertas do bolo, deixando-o seco. Já aconteceu com vocês? Hahahaha
Como podemos maximizar o prazer em comer um bolo como se fosse "novo" mesmo retirando pedaços do mesmo, matematicamente falando?
Então...TCHARAM! Nós temos o melhor jeito de cortar o bolo. Mas aí, deixaríamos para as crianças pensarem, como elas cortariam o bolo.
Segue o link: https://www.youtube.com/watch?v=wBU9N35ZHIw&feature=kp
Acredito que seja divertido mostrar um outro lado sobre os cortes de um bolo. Seria uma alternativa não-comum, mas que traria muita criatividade e entusiamo em entender como funcionaria. No vídeo acima, explica a origem desse "melhor corte" e como podemos fazer.
Eu já dei a aula do sanduíche, eu penso em dar uma aula do sanduíche com uma questão plus, essa que eu disse. Acredito que dê certo.
Obs: É engraçado como a Matemática hoje em dia me chama muito mais a atenção. Agora que sou educador do CM, sempre que vejo algo sobre, me atento para imaginar como eu posso adaptar para as crianças, hehe.
Adorei essa ideia do bolo.
ResponderExcluirAinda acho que essa atividade pode ser combinada com outras, para as crianças verem se o tamanho dos pedaços nos dois cortes são iguais e como o raio do bolo muda a cada dia.
Muito interessante!
Hahahah, verdade, podemos combinar com outras. O bom das atividades é que podemos tornar desde simples até complexas dependendo do nível e do andamento da turma. Estou aplicando no final da aula essa questão e das 11 aulas que dei nessa semana, 3 alunos tiveram a brilhante ideia do matemático citado no vídeo!
ExcluirO mais bacana disso tudo é ver as crianças tentando as possibilidades. Elas são super criativas!!!