Abordagem para o ensino da matemática de forma participativa, colaborativa e lúdica para estimular o aprendizado, auto-estima e gosto pela matemática. Projeto apoiado pelo Instituto TIM.

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Vi, gostei... apliquei..

Boa tarde gente...

desde nossa capacitação em Brasília, fiquei encantada com a maneira que o Césare apresentou os pontos explosivos... mas "aquela performance" não combinava com meu perfil.... Então, vi a releitura que o Vini fez na Formação de Florianópolis... fiquei ainda mais encantada.. mas ainda sim não me sentia segura para simplesmente reproduzir, afinal.. todos nós temos que transmitir a verdade no que fazemos e aquilo ainda não era minha verdade, meu perfil...
Fiz minha releitura... e compartilharei com vocês...

Na semana passada, fiz um teste.. comecei desenhando um homem com longos bigodes.. e disse:
"Esse é o Seu Bigodes...ele é um mágico, rico..porém com um parafuso a menos (todos riram), e ele, assim como o Silvio Santos, vai dar dinheiro pro povo" ... Perguntei um a um quanto gostaria de ganhar, e pedia ajuda para escrever o número no quadro... todos números grandes... e eu alertava "gente, seu bigodes é louco..." e eles continuavam com seus números enormes... após todos falarem quanto gostariam de ganhar... Segui da seguinte maneira:
"Bom, o seu Bigodes recebeu essa pequena lista... e disse: Essa pessoa que pediu 1.000.000 vai receber 1 pedrinha mágica... Esse que pediu 450.000 vai receber 4 pedrinhas mágicas ... Esse que pediu 90.000 vai receber 9 pedrinhas mágicas... e assim por diante... Então perguntei, se ele tem pedrinhas mágicas... (alguns alunos falaram preciosas) e então eu completava, mágicas e preciosas.. onde ele guardaria? Confesso que tentei ao máximo aproveitar a ideia de todos...


E então colocamos as pedrinhas mágicas e preciosas na gaveta.. (na gaveta do cofre, que estava atrás de um quadro e ainda estava em baixo da cama)...

Continuei... "Como disse, ele tem um parafuso a menos, e tem uma mania.. toda vez que ele vê 10 pedrinhas ou mais dentro da gaveta, ele pega sempre 10 pedrinhas e coloca dentro da sacola, amarra e joga uma pedrinha para a gaveta da frente..."

Ai pergunto:
EDUCADOR: "Dá pra fazer uma sacolinha aqui?"
ALUNOS: "Sim!!" ..
EDUCADOR: "Mas, quantas pedrinhas mágicas e preciosas vão pra sacolinha?"
ALUNOS: "10!"
EDUCADOR: "Amarra a sacolinha e?"
ALUNOS: "Joga uma pedrinha na gaveta da frente"

Finalizo, ficou alguma pedrinha sem sacolinha? Quantas sobraram fora da sacolinha? e então eles escrevem a quantidade fora da sacolinha (os pontos que não explodiram...)
E então (lembra daqueles valores que eles queriam ganhar - 1.000.000 ganhou apenas 1), pergunto :
Quanto será que dá essa conta gigante? (apenas a quantidade de pedrinhas e não os valores).. eles pensam, pensam.. até que um diz.. "Ué, 54!".. Como assim, pergunto... "A gente fez a conta dentro do cofre".

A nossa continuação é elaborar contas para que sejam resolvidas "dentro do cofre"!

Espero que gostem =D
bjs
Jana

Nenhum comentário:

Postar um comentário