Abordagem para o ensino da matemática de forma participativa, colaborativa e lúdica para estimular o aprendizado, auto-estima e gosto pela matemática. Projeto apoiado pelo Instituto TIM.

segunda-feira, 16 de maio de 2016




A RETA DOS NÚMEROS - Surpresa inesperada



Semana passada resolvi propor a reta de uma maneira diferente da que faço normalmente, ao invés dos alunos "ditarem" os números e eu preencher na lousa, fixei um número específico e pedi aos alunos, um a um, para irem a lousa e preencher o número na reta, nossas regras eram " você pode colocar o número que você quiser, porém, ele deve estar em ordem" e "o único número que não pode ser apagado é o número 10 (no caso, meu número).
Para minha surpresa, os alunos do 2º ano foram excepcionais... preencheram de maneira exemplar e facilmente a reta dos números, entretanto, os alunos do 3º ano apresentaram uma dificuldade imensa... Apenas após a 3ª ida à lousa, conseguiram organizar a reta dos números... A atividade foi assim:



EDUCADOR: Com o que parece esse desenho?
ALUNOS: Uma nuvem... algodão doce... Uma ovelha!!!
EDUCADOR: Mas é qualquer ovelha? 
ALUNOS: Tem uma guitarra!!
EDUCADOR: Siiimmm.. esse é o Élvis, a ovelha.. (as crianças riram muito)
ALUNOS: Uma ovelha roqueira (risos).
EDUCADOR: Nossa reta hoje será diferente, onde está o Élvis?
ALUNOS: No 10!
EDUCADOR: Isso, então... um por um, em ordem (no caso ordem que estavam sentados), Vocês vão colocar o número que vocês quiserem, maaasss... esse número deve estar em ordem. Por exemplo, qual número vem antes do 10?
ALUNOS: 9
EDUCADOR: E depois do 10?
ALUNOS: 11
EDUCADOR: Ótimo! Outra coisa, o único número que não pode ser apagado é o 10, ok?!
(na primeira rodada, os alunos do 3º ano colocaram números aleatórios, em contrapartida, os alunos do 2º ano colocaram em ordem, conforme foto acima).
EDUCADOR (após a primeira rodada e todas as lacunas preenchidas) Agora, um por um, irá apagar o número que acha que esta errado, e irá colocar o número que acha certo no lugar.
(os alunos do 2º ano praticamente não precisaram dessa segunda passagem da atividade, os alunos do 3º precisaram de mais de uma)



Neste segundo momento da atividade, discutimos a ordem dos números, e o que vêm antes do zero, começamos pelo número quatro.
EDUCADOR: Os números depois do 4, são maiores ou menores ?
ALUNOS: Maiores
EDUCADOR: E os números antes do 4, são maiores ou menores?
ALUNOS: Menores
EDUCADOR: Ótimo, então, deixa eu ve se entendi, depois do 4 estão os números maiores que 4, certo? E antes do 4 estão os números menores que 4?
ALUNOS: Isso!
EDUCADOR: Ahh tá, então... depois do zero estão os números maiores ou menores que zero?
ALUNOS: Maiiioooreeesss..
EDUCADOR: Ahh, sim.. e antes do zero?
ALUNOS (percebi que foi em modo automático): Menoooreeesss...
EDUCADOR: Ué?! Então existe número menor que zero?
ALUNOS: Siiimm... nãããooo... zero..zero..zero..
A aula acabou ai... vamos ver o que acontece essa  semana!

Esse segundo momento da atividade só foi possível realizar com o 2° ano... O 3° ano não conseguiu "terminar" o preenchimento da reta, isso me fez refletir e pensar que talvez eles estejam apenas repetindo os números (quando eu preencho a reta) de maneira mecânica, isso me deixou muito triste...

bjs até a próxima..
Espero que gostem =)
Jana


Nenhum comentário:

Postar um comentário